Parcerias concretas para atrair clientes

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Parcerias concretas para atrair clientes

Taí um termo muito utilizado por donos de negócios e comerciantes em geral: “parceria”.
Muitas vezes elas não saem do papel. Mas existem várias formas concretas de atrair clientes e impulsionar as vendas através de parcerias.

 

A mais comum delas é o oferecimento de descontos ou outras vantagens para membros de grupos determinados, como por exemplo, funcionários das empresas X, Y e Z. Esse modelo pode ser bem interessante. No entanto, certifique-se com o seu contato nas empresas de que essa informação esteja sendo bem divulgada para os membros do grupo (ou então divulgue você mesmo). A relação deve ser ganha-ganha. Caso seus clientes estejam descobrindo que têm direito ao desconto somente no momento de fechar a conta, esse pode ser um sinal para você repensar se o desconto está realmente trazendo benefícios ao seu negócio. A ideia é que você consiga novos clientes ou atraia os clientes atuais para consumirem mais serviços. E não que você abra mão de sua receita oferecendo descontos que só fazem pesar no seu fechamento de caixa.

 

 

Outro modelo interessante é o de fechar parcerias com o comércio local. Por exemplo, caso exista uma academia perto do seu salão, é possível oferecer um benefício válido somente para seus alunos. Desta forma, a academia sai ganhando, pois pode oferecer algo especial para fidelizar os alunos e o salão também, pois passa a receber novos clientes que retornarão se gostarem do serviço. Outro exemplo: um restaurante próximo pode oferecer um benefício parecido para seus clientes. Ou, ao contrário, você pode negociar com uma nova cafeteria que abriu no bairro e oferecer um café expresso aos clientes do seu salão que gastarem acima de um determinado valor. Neste exemplo de negociação, o salão não pagaria nada ou pagaria apenas o preço de custo dos cafés pois está na verdade ajudando a divulgar a cafeteria.

 

 

Outra parceria interessante pode ser feita com especialistas. Qual o perfil de suas clientes? No caso de um salão luxuoso, pode ser que as suas clientes se interessem pelas profissionais chamadas “Organizadoras Pessoais”. São consultoras que ajudam a organizar tudo na casa de suas contratantes, como as roupas, bijuterias, objetos pessoais, etc. Uma profissional pode ser chamada para dar mini palestras no seu salão, trazendo informações do interesse de seus clientes e, claro, fazendo um pouco de propaganda dos serviços dela. Ambos saem ganhando.

 

E, por fim, que tal fechar uma parceria com um fornecedor? Você pode oferecer amostras grátis para seus clientes de produtos para a pele ou para os cabelos. Ou oferecer um super desconto em um produto que o seu fornecedor deseja promover. Ou simplesmente oferecer uma degustação de um produto que pode despertar o interesse do seu cliente em um serviço que ele nunca havia realizado antes.