Impactos das faltas (no-show) em seu salão

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Impactos das faltas (no-show) em seu salão

Impactos financeiros causados por no show

 

Se você possui um negócio próprio e que atende por agendamento, já deve ter passado pela péssima experiência de reservar um horário e o cliente simplesmente não aparecer. Vamos falar sobre os impactos financeiros causados por no show.

 

No show é o termo usado para definir uma situação em que o cliente agenda um horário, mas não aparece ou sequer desmarca o atendimento. Com isso, você não somente perde aquela venda, como também deixa de atender outra pessoa no lugar. Quando isso acontece com frequência, você pode perder bastante dinheiro, e ter o seu orçamento mensal gravemente prejudicado. Saiba aqui quais são os impactos financeiros causados por no show, e porque você deve começar a podar esse mal até extingui-lo completamente de sua rotina.

 

Impactos financeiros causados por no showImpactos financeiros causados por no show em seu salão: porque os agendamentos precisam ser cumpridos?

 

Pode ser que você nunca tenha colocado isso na ponta do lápis, mas se você parar para calcular vai perceber que a perda financeira por conta do não comparecimento de clientes nos horários agendados é impactante.
Quando você agenda um cliente, e ele não comparece e nem desmarca o horário, você estará perdendo não somente um atendimento, mas, no mínimo, dois, pois esse horário que poderia ser repassado foi completamente comprometido.

Ainda que você não perceba o rombo financeiro que essa prática pode causar isoladamente, se calcular num âmbito anual terá uma surpresa muito desagradável: os números são assustadores. É muito comum que as pessoas agendem compromissos e não compareçam. Por isso, se você é dono de um salão de beleza precisa trabalhar não somente o atendimento, mas também a educação de seus clientes.

 

Então, você deve trabalhar com informações claras a respeito de taxas para cancelamento, ainda que sejam pagas antecipadamente.

 

Trabalhe para diminuir o número de pessoas ausentes

 

A cliente ligou desesperada, implorando por um horário. Numa consulta rápida a sua agenda você percebe que consegue um encaixe logo ali. A hora agendada chegou, e nada da cliente aparecer.
Com receio de atropelar dois atendimentos, e ainda esperançosa de que seja só um atraso, você recusa outros trabalhos, honrando o seu compromisso. Quando se dá conta, deixou de atender 2 enquanto aguardava 1…que nunca chegou.

 

Essa é uma situação tão comum, que parece “normal”. Mas a verdade é que esse é um comportamento que pode prejudicar (e muito!) o seu salão. São tantos os impactos financeiros causados por no show, que calculando isso em médio prazo você perceberia o quanto é nocivo para a sua empresa.

 

A técnica mais comum para não ficar refém da clientela “furona” é cobrar um sinal, um valor simbólico que garanta pelo menos um lucro mínimo, caso a pessoa não compareça no compromisso.
É muito importante que você calcule esse valor da forma correta, chegando a uma média que seja justa, mas lhe garanta alguma segurança.

 

Se você cobrar o valor integral antecipadamente, poderá espantar muitos clientes. O sinal serve para não te deixar na mão, e também gera um sentimento maior de comprometimento no cliente, afinal, ninguém quer perder dinheiro.

 

Você também deve estipular claramente um limite de atraso, porque senão fica difícil entender quando a pessoa não vai comparecer, ou quando ela apenas ficou presa no trânsito e chegará um pouco depois. Então, no ato da reserva já avise o cliente de que você aturará o prazo x de atraso (5,10 minutos é o ideal). E não se sinta mal ao atender outra pessoa caso esse prazo seja extrapolado sem uma devida satisfação.

 

Lembre-se de que o seu trabalho é mais importante do que qualquer coisa. Você se dedica e depende dele para pagar as suas contas. Claro que a clientela é peça chave nessa jogada, mas o crescimento de seus negócios depende também de uma boa disciplina, e respeito por sua função. Por isso, trabalhe sempre mostrando o valor de sua empresa.

 

Seja cordial e cativante, instigando os clientes a comparecerem sempre nos compromissos. Trabalhe muito para obter resultado, mas também faça com que os clientes respeitem a sua posição, e reconheçam a qualidade de seu trabalho.

 

São muitos os impactos financeiros causados por no show, e você poderá amenizar isso captando mais clientes, e estipulando limites no que diz respeito a atrasos.